terça-feira, 17 de dezembro de 2013

SÉRIE DICAS PARA O VESTIBULAR

Dica 1
Uma das formas de se gerar energia é através de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs). São usinas de pequeno porte com capacidade geradora de 1 a 30 MW e o seu tamanho não pode ultrapassar 3 km². As vantagens é que são mais baratas de construir e provocam menor impacto ambiental, podendo ser construídas em rios de com baixa vazão, contribuindo para a descentralização da geração de eletricidade. Entretanto, a energia é mais cara porque o fluxo de água pode não ser constante (regiões onde há secas sazonais) e quando das cheias se libera a passagem da água porque a vazão do rio está acima da capacidade geradora das turbinas. Nas hidrelétricas maiores o reservatório opera de modo a diminuir a ociosidade ou desperdício da água, ou seja, o reservatório não permite a regularização do fluxo de água. Algumas PCHs comercializam créditos de carbono para mostrar sua sustentabilidade. Dados mais recentes (2012) dão conta que a energia gerada em PCHs corresponde a 3,39% da energia elétrica gerada no Brasil.

Dica 2
Estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre deslocamento da população brasileira indica a diminuição da migração interna e tendência de permanência ou de retorno de moradores a seus Estados de origem. Em vez da corrida para o Sudeste, que marcou as décadas de 1960 a 1980, a tendência é de deslocamentos entre municípios de um mesmo Estado e queda acentuada nas migrações entre regiões. A última década aponta ainda para mudanças nas correntes migratórias, em que Rio de Janeiro e São Paulo deixam de ser "importadores" e passam a "exportadores" de moradores, enquanto o Espírito Santo desponta como foco de atração de novos habitantes.

Dica 3
Formação do Himalaia

O Himalaia se formou há cerca de 50,5 milhões de anos, portanto, um dobramento moderno, e foi resultado do choque da placa indiana – que migrou para o norte a partir de Gondwana – e a placa euroasiática. A velocidade de deslocamento da placa indiana de cerca de 25 a 30 cm/ano explica a altura do Himalaia, que levou ainda mais 30 milhões de anos para se formar. Onde há hoje a cordilheira havia um oceano e, assim, a composição rochosa do Everest apresenta na parte superior rochas calcárias, logo abaixo há a presença de mármore e o granito aparece nas porções inferiores. Quando do deslocamento da placa indiana, ao encontrar a placa asiática, sua margem norte começou a se dobrar. Se uma rocha é dobrada até o seu limite ela se fratura (falhamento). À medida em que a Índia ia para o norte, houve um fluxo canalizado de magma, isto é, na falha, as rochas eram levadas para o interior da Terra e as rochas derretiam devido à fusão (ação de temperatura e pressão). O movimento convectivo do magma fez com que o material derretido fosse levado para cima, formando o granito. A placa da Índia ainda se move 2,5 cm por ano e entra por baixo da placa asiática, empurrando o Himalaia para cima, mas causa abalos sísmicos na região. O Everest cresce 6 mm/ano e a erosão limita o crescimento (erosão pluvial, devido às monções, e geleiras). O Himalaia e o Planalto do Tibete podem ser entendidos como uma grande caixa d’água e abastecem 1/5 da população mundial.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

SÉRIE DICAS PARA O VESTIBULAR

Dica 4
Veja a questão a seguir sobre escalas:
Num mapa desenhado na escala de 1:15.000.000, a distância entre duas cidades é de 20 cm. Qual é a escala de outro mapa no qual as mesmas cidades distem 4 cm entre si?

(A) 1:7.500.000
(B) 1:40.000.000
(C) 1:5.000.000
(D) 1:75.000.000
(E) 1:20.000.000

Devemos descobrir primeiro a distância real.
Temos D (dist. real) = d (dist. no mapa) 20 cm x E (denominador) 15.000.000 onde
D = 300.000.000 cm ou 3.000 km.
Agora, fazemos a transposição para a nova distância no mapa (4 cm) e teremos a nova escala. Note que a nova distância no mapa é 5 vezes menor que a original, indicando uma redução. O que significa que o denominador foi aumentado na mesma proporção, isto é, 5 vezes. Se antes a escala era 15.000.000, agora será 75.000.000. Aplicando a fórmula vamos comprovar a veracidade. Temos
D (300.000.000) = d (4) x E ou 300.000.000/4 = 75.000.000.
LETRA D

Dica 5
As migrações pendulares são deslocamentos diários de pessoas entre as cidades onde residem e as cidades onde trabalham e/ou estudam. Os boias-frias que vivem nas periferias urbanas em cidades do interior paulista, por exemplo, também realizam esse movimento, no caso entre cidade e campo. Eles são mais intensos em áreas conurbadas e não contribuem para a contagem populacional em Censos.
Hoje, as migrações pendulares se inscrevem entre os principais deslocamentos espaciais das populações no mundo. Segundo o Censo de 2010, no Brasil, elas envolvem hoje mais de 15 milhões de pessoas, mais do que o dobro do que era no Censo anterior.

Dica 6
Segundo o Censo 2010, a população urbana no Brasil era de 160.925.792 habitantes (84,3%) e a rural era de 29.830.007 habitantes (15,7%). Por região temos o seguinte quadro:

REGIÃO SUDESTE (U) 92,9% (R) 7,1%
REGIÃO CENTRO-OESTE (U) 88,9% (R) 11,1%
REGIÃO SUL (U) 84,9% (R) 15,1%
REGIÃO NORTE (U) 73,5% (R) 26,5%
REGIÃO NORDESTE (U) 73,1% (R) 26,9%

domingo, 15 de dezembro de 2013

SÉRIE DICAS PARA O VESTIBULAR

Dica 7
Quanto às REVOLTAS NO MUNDO ÁRABE, te liga no seguinte:

Ditaduras e corrupção
Problemas econômicos (concentração de renda, desemprego, inflação, futuro da população jovem incerta, situação econômica precária)
Ditadores da Tunísia, Egito (foram duas quedas: Mubarak e Morsi, eleito para sucedê-lo, ligado a Irmandade Muçulmana, também deposto) , Líbia (preso e executado) e Iêmem (renunciou) caíram
Situação mais séria na atualidade é na Síria : fuga da população (refugiados na Jordânia e Turquia), fechamento de fronteiras, guerra civil, crise com a Turquia, ataques israelenses a bases de grupos ligados a Al Qaeda, uso de armas químicas e Rússia como principal aliada.


Dica 8
Mapas geológicos mostram a estrutura da crosta terrestre. Mapas geomorfológicos mostram o modelado externo, as feições do relevo. Mapas litológicos (a litologia é uma parte da geologia que estuda as rochas e suas transformações) mostram a distribuição dos tipos de rochas. Mapas mineralógicos mostram a distribuição dos minerais (a mineralogia estuda a natureza e a formação dos minerais). Mapas hipsométricos mostram as diferentes altitudes através de curvas de nível ou de cores. Os mapas pedológicos mostram os solos.

Dica 9
Biodigestores: trata-se de uma forma de energia para uso estritamente local, cuja matéria-prima são resíduos como lixo, esgotos e resíduos vegetais e orgânicos. Quando decompostos em um recipiente sem contato com a atmosfera, produzem um gás semelhante ao gás natural. Muitos ecologistas defendem um maior uso dessa energia, porque ela permite mais descentralização das atividades e o reaproveitamento do lixo de forma produtiva. A China possui mais de 4 milhões de biodigestores e eles são indicados, sobretudo, para as áreas rurais, através do aproveitamento do esterco.

sábado, 14 de dezembro de 2013

SÉRIE DICAS PARA O VESTIBULAR

Dica 10
O P5+1 é um grupo de países que em 2006 juntaram esforços diplomáticos para negociações sobre o programa nuclear do Irã. O termo refere-se aos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha, ou seja, China, Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e Alemanha. O P5+1 é às vezes referido como E3+3 ou UE3+3, por referência aos três países da União Europeia aí representados.

Dica 11
Ao contrário do petróleo, o carvão não tem origem marinha. Quando de sua formação, há quase participação exclusiva de vegetais superiores, predominando a celulose. O carvão se forma a partir da decomposição de restos vegetais que sofrerão um processo de solidificação em ambientes de pouca oxigenação, o que limita a ação de bactérias aeróbicas.

O maior produtor mundial é a China e é também maior emissora de Gases de Efeito Estufa.

No Brasil, a maior produção está em Santa catarina e as maiores reservas no Rio Grande do Sul, em terrenos sedimentares antigos. O carvão é de baixa qualidade, apresentando alto teor de cinzas na sua queima e deve ser misturado com carvão estrangeiro para melhor aproveitamento em usinas siderúrgicas. É muito utilizado em caldeiras industriais e usinas termoelétricas.

Dica 12

A Comunidade dos Estados Independentes (CEI), que sucedeu a ex-URSS, é formada por 10 países (a Georgia que entrou depois já saiu, o Turcomenistão é membro associado, a Ucrânia participa, mas não é membro oficial e os três países bálticos, Letônia, Estônia e Lituânia nunca integraram a CEI). A Rússia é o país dominante. A CEI é resultante da antiga interdependência entre as antigas repúblicas soviéticas e estabelece hoje uma relação de complementaridade ou cooperação econômica entre Estados soberanos com sedes em Minsk (Belarus). Há uma centralização das forças armadas e o rublo russo é a moeda comum, apesar das tentativas de instituição de moedas locais, o que leva à existência de duas moedas em alguns dos países-membros. Os principais problemas são a questão armamentista, herança da ex-URSS (não há consenso quanto ao controle das armas), conflitos separatistas (como na Chechênia, muçulmana, no Cáucaso, sul da Rússia), a questão da dívida soviética (como dividi-la), crescimento econômico desigual e protestos em países contra a ingerência russa.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

SÉRIE DICAS PARA O VESTIBULAR

Dica 13
Cidades Globais

Centros nervosos da economia mundial, são as metrópoles informacionais e nelas transitam a maior parte do capital que circula pelos mercados financeiros mundiais, como também as informações; são sedes das principais empresas do mundo e as que concentram os serviços especializados para a indústria, como a publicidade, o “marketing”, novos “designs”, a indústria “sem chaminés”.
ALFA++: Nova Iorque, Londres e Tóquio
ALFA+: Chicago, Paris, Dubai, Singapura, Hong Kong, Xangai e Sydney
ALFA: São Paulo, Buenos Aires, Washington, DC, Frankfurt, Los Angeles, Cidade do México, Mumbai
Rio de Janeiro (BETA-), Porto Alegre e Curitiba (Gama-)

Dica 14
UNASUL (União das Nações Sulamericanas)

Declaração de Cuzco (2004)
Pretensões:
- Criar uma zona de livre comércio, mercado comum e união monetária;
- Banco do Sul, com sede em Caracas (Venezuela);
- Sede do Parlamento em Cochabamba (Bolívia) e sede da União em Quito (Equador);
- Livre circulação de pessoas;
- Conselho de Defesa;
- Segurança alimentar;
- Cooperação de infraestrutura;
- Membros: os doze países da América do Sul.

Para se tornar internacional, a UNASUL precisa que seu Tratado Constitutivo seja ratificado por pelo menos nove dos doze Congressos Nacionais dos Estados-membros. Até o momento, houve a aprovação por parte de Argentina, Bolívia, Equador, Guiana, Peru, Venezuela e Chile. A população estimada é de 366 milhões de pessoas e o PIB de US$ 4,2 trilhões. Uma das grandes dificuldades é superar as diferenças econômicas e políticas entre os países-membros, como questões territoriais entre Chile, Bolívia e Peru, as questões energéticas (Brasil x Bolívia, Brasil x Paraguai) e outras questões políticas (FARCs, Venezuela x Colômbia, governos de esquerda).

Dica 15
O Brasil é um país rodoviarista. Percebemos no gráfico abaixo a nítida preferência pelo modal rodoviário em detrimento dos modais ferroviário e hidroviário. O transporte rodoviário tem maior custo porque tem menor capacidade de carga e gasta mais combustível (se impõe para distâncias curtas, ponto-a-ponto), fora a qualidade da infraestrutura que é ruim/péssima, com estradas mal conservadas e pedágio excessivo para o serviço prestado por concessionárias. Este é um dos gargalos da infraestrutura e que tem como consequências, entre outras, a redução da capacidade de escoamento da produção, o encarecimento das mercadorias e menor competitividade no mercado internacional. Entre as causas para tal situação temos a política de privatizações, o sucateamento do setor de transportes com a diminuição de investimentos e a política rodoviarista quando da efetiva industrialização com a instalação de indústrias automobilísticas. Em tempo, há outros dados que colocam o modal rodoviário com 57% de participação, contra 25%, 13% e 5% dos modais ferroviário, hidroviário e aero/dutoviário, respectivamente. Veja que não alterou a ordem dos modais, então, o que é importante é a ordem. Entretanto, a participação dos modais ferro e hidroviário vêm aumentando gradativamente.


quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

SÉRIE DICAS PARA O VESTIBULAR

Dica 16
Por decisão da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, foi criada a Região Metropolitana da Serra Gaúcha com Caxias do Sul como município polo. A Constituição de 1988 facultou às Assembleias Legislativas Estaduais o poder de criar Regiões Metropolitanas em seus respectivos estados. Hoje são 61 regiões metropolitanas e 3 RIDE (Região Integrada de Desenvolvimento Econômico), que são Distrito Federal e Entorno (envolvendo DF, GO e MG), Grande Teresina e Petrolina (PE)/Juazeiro (BA). As Aglomerações Urbanas, como a do Nordeste (Caxias do Sul e redondezas), do Litoral Norte (de Torres a Palmares do Sul) e do Sul (Pelotas - Rio Grande e região), no Rio Grande do Sul, são espaços urbanos contínuos onde o processo de conurbação ainda está em formação, ou seja, não há ligação física concreta entre todos os municípios. A instituição de regiões metropolitanas envolve as realidades locais onde os problemas entre as cidades próximas são comuns, o que determina ações comuns de planejamento.

Dica 17
ILHAS DE CALOR


Fenômeno tipicamente urbano. Resulta de poucas áreas arborizadas nas cidades. Concreto e asfalto dificultam a infiltração de águas pluviais e também provocam a elevação das temperaturas. A queima de combustíveis fósseis é fator importante e ocorre em áreas
mais industrializadas e urbanizadas. A verticalização das cidades
bloqueia o movimento dos ventos. A existência de parques urbanos
e praças ameniza essas condições, são as ilhas de frescor. As temperaturas aumentam das periferias para os centros urbanos.

Dica 18
A REVOLUÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA


Até a década de 1970, quando se inicia a atual fase de industrialização, marcada pela chamada Revolução Técnico-Científica (RTC), com novos paradigmas, como na organização do trabalho – toyotismo, volvismo, pós-fordismo –, na inovação e na flexibilização* da produção, por exemplo, a base da produção estava assentada no petróleo e nas indústrias pesadas e os fluxos atendiam a essas necessidades. Hoje, os fluxos estão na informação, nos capitais, nas pessoas e nas mercadorias, ou seja, falamos de um espaço de fluxos de ordem global. O capital financeiro e a especulação financeira, que nem sempre gera investimentos produtivos, assumem papel de destaque, interligando as bolsas de valores de todo o mundo e definindo os preços das commodities agrícolas e minerais (índice Dow Jones). Em razão dos avanços tecnológicos em que se baseia a RTC, cria-se um indicador próprio na Bolsa de Nova Iorque, na verdade uma bolsa eletrônica que compreende as indústrias de alta tecnologia, que é o índice NASDAQ (National Association of Securities Dealers Automated Quotations ou Associação Nacional Corretora de Valores e Cotações).

* A flexibilização é uma marca na nova organização do trabalho. A produção flexível está apoiada numa estrutura empresarial que incorpora a pesquisa científica como atividade sistemática e principal; as novas informações devem ser absorvidas na produção com total rapidez. Entende-se ser a produção flexível a fabricação de diferentes mercadorias usando as mesmas máquinas e os mesmos trabalhadores, caracterizando a polivalência, o uso intensivo das máquinas, que diminui o custo de aquisição dos equipamentos e altera a relação com a mão-de-obra, gerando a necessidade de qualificação da mesma; com isso, evitam-se perdas na produção.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

SÉRIE DICAS PARA O VESTIBULAR


Dica 19
SUDÃO DO SUL E MALI

Enquanto parte do Sudão, o SUDÃO DO SUL, independente desde julho de 2011, sofria imposições do governo islâmico sudanês. Região de colonização inglesa, na história recente, a população cristã ou animista do sul enfrentou o norte em duas guerras civis, contra as imposições religiosas. A primeira acabou quando o o norte concedeu autonomia ao sul e a segunda começou quando o norte suspendeu tal autonomia. Em 2005, um acordo de paz foi firmado, garantindo certa autonomia ao sul e a realização de um referendo para decidir sobre a sua independência. O Sudão do Sul é rico em petróleo, mas as refinarias estão no Sudão e também os portos. A economia do país sulino é dependente do petróleo, o que leva a acordos de cooperação econômica com o norte. Como de resto em grande parte da África, o país sofre com a precária infraestrutura e altas taxas de mortalidade.

O MALI foi colonizado pela França. Em março de 2012, houve um golpe de Estado perpetrado por militares insurgentes, insatisfeitos com as medidas governamentais contra a insurgência dos tuaregues no norte do país. O golpe, condenado internacionalmente, enfraqueceu o governo malinês e oportunizou que separatistas tuaregues impusessem a sharia (lei islâmica). Os grupos separatistas são acusados de associação com a Al Qaeda. Eles proclamaram a independência do Azauade, na porção norte do Mali. Em setembro de 2012, o governo do Mali solicitou a ONU ajuda militar para a retomada do norte insurgente, no que foi atendida. Em 2013, a França envia tropas para o país. O Mali é grande produtor de ouro, mas, assim como o vizinho Niger, tem reservas de urânio. Ora, a matriz energética da França é baseada na energia nuclear. Então podemos entender qual o real interesse francês na região.

Dica 20
Infiltração das águas

A infiltração depende da cobertura vegetal (favorecida pelas raízes que abrem caminho para a água descendente no solo e áreas florestadas retardam parte da água que atinge o solo), da topografia (declives acentuados favorecem o escoamento superficial diminuindo a infiltração), da precipitação (distribuição das chuvas, fator decisivo para a recarga da água subterrânea em qualquer tipo de terreno – chuvas bem distribuídas permitem maior infiltração e chuvas concentradas e torrenciais um maior escoamento direto com a taxa de infiltração inferior à de precipitação) e ocupação do solo (urbanização e devastação da vegetação influenciam na quantidade de água infiltrada)

Dica 21
AQUIFEROS GUARANI E ALTER DO CHÃO

De um total de 1,2 milhões de km² do Aquifero Guarani, cerca de 2/3 estão em território brasileiro - GO/MS/MG/SP/PR/SC e RS - e o restante em terras paraguaias, uruguaias e argentinas. Este aquifero, constitui uma reserva estratégica de água de grande pureza, com uma estimativa de 45 mil km³. No Mesozoico, a região onde se localiza o aquífero era um deserto que teve suas dunas cobertas pelo derrame de lavas. O adequado aproveitamento do aquífero requer formulação de acordos internacionais, tendo em vista sua dimensão, sua vulnerabilidade à poluição e os riscos de sua superexploração. A agropecuária é a atividade mais significativa na área de abrangência do aquifero. No Brasil, seu uso é menos intenso no RS (se localiza na porção norte e fronteira oeste do território gaúcho), sendo que no estado paulista a cidade de Ribeirão Preto recorre ao aquifero para seu abastecimento.

Já o aquífero Alter do Chão é exclusivamente brasileiro e se estende pelos estados do PA, AP e AM, com uma área menor que a do Guarani (cerca de 440 mil km²), mas com quase o dobro do volume de água, estimada em cerca de 86 mil km³ e uma profundidade de mais de 500 metros.

A exploração é mais facilitada no Alter do Chão do que no Guarani em razão da acessibilidade. No primeiro, em razão da existência de rochas sedimentares (arenito e argilito) entre a superfície e o manancial, enquanto que no segundo, o basalto resultante dos derrames mesozoicos dificulta o acesso em grande parte do mesmo.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

SÉRIE DICAS PARA O VESTIBULAR

Dica 22
Sobre os atuais deslocamentos da população brasileira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica a diminuição da migração interna e tendência de permanência ou de retorno de moradores a seus Estados de origem. Em vez da corrida para o Sudeste, que marcou as décadas de 1960 a 1980, a tendência é de deslocamentos entre municípios de um mesmo Estado e queda acentuada nas migrações entre regiões. Rio de Janeiro e São Paulo deixam de ser "importadores" e passam a "exportadores" de moradores.

Os principais fatores para a diminuição no número de migrantes são a saturação das metrópoles e a melhor distribuição da oferta de emprego. Os dados censitários apontam a continuidade de deslocamento para cidades de médio porte . A motivação das migrações hoje é pela busca por trabalho. Qualidade de vida e menos violência são complementares. Dos anos 80 para cá, houve desconcentração da atividade econômica. O Nordeste passou a segurar população e atrair a migração de retorno.

Assim, intensificam-se os movimentos pendulares e as migrações internas se caracterizam por migrantes de alta escolaridade. Nesse caso, confirma-se a tendência verificada na primeira década do século de que São Paulo e Rio de Janeiro deixam de ser o destino de migrantes de baixa escolaridade.

Dica 23
Preservação e conservação dos solos

- Curvas de nível: plantio em áreas inclinadas, favorece a infiltração da água e reduz o escoamento superficial e a erosão;

- Terraceamento: construção de terraços – planos ou degraus – em áreas de relevo acentuado, favorece a infiltração e reduz a erosão;

- Rotação de culturas: alternância de cultivos em um mesmo campo, evita a exaustão do solo e o uso de insumos químicos;

- Adubação orgânica: consiste em cultivar plantas que depois serão fragmentadas servindo de cobertura até serem decompostas;

- Plantio direto: plantio sobre restos da cultura anterior, sem preparação prévia do solo que só é manejado no momento do plantio, diminuindo custos, impactos ambientais, compactação, erosão e perda de nutrientes, havendo maior controle de plantas daninhas.

 

Correção dos solos
- Calagem: aplicação de calcário em solos ácidos;

- Controle biológico de pragas: uso de agentes biológicos para o controle de organismos prejudiciais;

- Plantio de leguminosas: fixação de nitrogênio ao solo;

- Reflorestamento: recuperação da cobertura vegetal que originalmente recobria o solo.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

FORMAÇÃO DO HIMALAIA

O Himalaia se formou há cerca de 50,5 milhões de anos, portanto, um dobramento moderno, e foi resultado do choque da placa indiana – que migrou para o norte a partir de Gondwana – e a placa euroasiática. A velocidade de deslocamento da placa indiana de cerca de 25 a 30 cm/ano explica a altura do Himalaia, que levou ainda mais 30 milhões de anos para se formar. Onde há hoje a cordilheira havia um oceano e, assim, a composição rochosa do Everest apresenta na parte superior rochas calcárias, logo abaixo há a presença de mármore e o granito aparece nas porções inferiores. Quando do deslocamento da placa indiana, ao encontrar a placa asiática, sua margem norte começou a se dobrar. Se uma rocha é dobrada até o seu limite ela se fratura (falhamento). À medida em que a Índia ia para o norte, houve um fluxo canalizado de magma, isto é, na falha, as rochas eram levadas para o interior da Terra e as rochas derretiam devido à fusão (ação de temperatura e pressão). O movimento convectivo do magma fez com que o material derretido fosse levado para cima, formando o granito. A placa da Índia ainda se move 2,5 cm por ano e entra por baixo da placa asiática, empurrando o Himalaia para cima, mas causa abalos sísmicos na região. O Everest cresce 6 mm/ano e a erosão limita o crescimento (erosão pluvial, devido às monções, e geleiras). O Himalaia e o Planalto do Tibete podem ser entendidos como uma grande caixa d’água e abastecem 1/5 da população mundial.


domingo, 8 de dezembro de 2013

PROVA DA PUC 2014/1 COMENTADA

Questões

11. A questão tem uma pegadinha manhosa. Veja, na afirmativa I está dito que a diferença horária entre as cidades citadas, na ordem em que se encontram (grifo nosso), é de uma hora legal. Portanto, não é entre a primeira, Londres, e a última, Moscou. Se em Londres são 12 horas, por exemplo, em Oslo serão 13 horas, em Sofia serão 14 horas e em Moscou serão 15 horas, havendo uma hora legal entre cada cidade na sequência. O fuso de Londres vai até 7°30’ leste e entramos no fuso de Oslo, que vai até 22°30’ leste (o meridiano central é de 15°E) e temos então o fuso de Sofia, que se estende até 37º30’ leste com meridiano central de 30°E. O fuso de Moscou se inicia em 37°30” leste e seu meridiano central é de 45°E. Todas as cidades são capitais de países europeus. Em não se sabendo dessa informação, com exceção de Londres, todas estão no hemisfério norte e leste, sendo que a mais afastada de Londres é Moscou, que está na Rússia europeia. Para se saber a distância em graus entre dois lugares, se os mesmos estão no mesmo hemisfério se diminui um do outro; se estão em hemisférios diferentes, somam-se os graus dos dois lugares. A terceira afirmativa está errada. A latitude de Moscou é maior que a de Londres em 4°13’. A diferença horária legal entre Londres e Sofia é 2 horas.
LETRA B
 
12. A figura mostra uma elevação com uma altitude máxima de 250 metros e o corte segue a direção noroeste(A)/sudeste(B). É uma elevação porque as altitudes crescem para o centro da figura, sendo que a porção noroeste é mais íngreme porque as isoípsas (linhas que unem pontos de mesma altitude) estão mais próximas. Um divisor de águas ou interflúvio é o ponto mais alto e separa bacias hidrográficas.
LETRA B

13. A fim de colocar a China entre as grandes potências econômicas mundiais, o governo chinês há algumas décadas iniciou um processo de abertura econômica (não política) introduzindo mecanismos capitalistas na estrutura de planejamento estatal, atraindo investimentos diretos de empresas transnacionais. Para tal, ofereceu uma série de vantagens comparativas, como a mão de obra abundante e barata e isenções fiscais. A Comunidade Europeia do Carvão e do Aço nada tem a ver com isso, mesm o sendo a China a maior produtora de carvão no mundo.
LETRA D

14. No dia 09/08, Porto Alegre está no inverno. Como as temperaturas baixaram, tanto a máxima quanto a mínima, podemos creditar o fato a entrada de uma massa de ar polar. Ora, no Brasil, temos a atuação da massa de ar polar atlântica (marítima) e já temos a resposta. Não existe massa continental atlântica, a não ser que sofra de dupla personalidade a massa de ar.
LETRA A

15. Em geral nascem mais homens que mulheres, mas predominam mulheres na população devido a sua maior expectativa de vida. Normalmente a população masculina é maior até os 30 anos. A redução dos nascimentos se deu à redução da natalidade e não em razão de migrações, qualquer que seja a idade do migrante. Já temos o predomínio de população adulta, mas o número de velhos ainda é menor que o de jovens. Assim, somando-se adultos e jovens temos mais que adultos e velhos. O Rio Grande do Sul foi o estado que menos cresceu no último período intercensitário e isso se reflete no envelhecimento da população e, como já vimos, no predomínio de mulheres.
LETRA D

16. A história geológica se conta de baixo para cima. Assim, o pré-sal fica embaixo e o pós-sal fica em cima, sendo que no meio temos a camada de sal. Entretanto, cuidado, logo abaixo da plataforma temos água, afinal, é em plataforma marítima que se explora o petróleo do pré-sal. Assim, o número 2 indica o pós-sal, o número 3 o sal e o número 4 o pré-sal.
LETRA D

17. Em uma definição bem simples, valor agregado é o valor a mais que bens e serviços adquirem quando de sua transformação no processo produtivo. Certamente, produtos de alta tecnologia apresentam grande valor agregado. Por exemplo, o polietileno tem alto valor agregado tanto pela tecnologia de produção como pela sua condição de reciclagem porque viabilizam a reutilização do produto várias vezes. Os países centrais são os desenvolvidos e que desenvolveram indústrias de alta tecnologia. Portanto, produtos de baixo valor agregado pesam menos na pauta de exportações. Brasil, México e Argentina são exportadores tanto de produtos industrializados como de matérias-prima agrícolas e minerais.
LETRA E

18. Os países africanos são grandes exportadores de produtos minerais, como os citados na afirmativa I. Entretanto, grande parte dos recursos têm sido utilizados para sustentarem guerrilhas e grupos terroristas. Serra Leoa foi arrasada pelo grupo guerrilheiro Frente Revolucionária Unida, financiada pelo comércio ilegal de diamantes. Ou em Angola, com a guerrilha UNITA (União pela Independência Total de Angola), também financiada por diamantes ilegais, enfrentando o grupo governista MPLA (Movimento Popular pela Libertação de Angola) que controlava as áreas petrolíferas. As independências foram políticas e não econômicas, isto é, os países africanos continuaram a ser explorados em suas riquezas sem contrapartida em favor da população. China e EUA são os grandes interessados nas potencialidades africanas.
LETRA C

19. Holístico se refere à totalidade ou de que o todo deve levar em consideração as partes e suas inter-relações. Como sempre, a PUCRS com palavras que não são comuns no dia-a-dia das pessoas. De qualquer modo, resolvia-se a questão sem precisar saber disso. Veja que as duas primeiras obrigatoriamente se referem ao agronegócio, assim como a quarta (ênfase no grande mercado). A quinta diz respeito a uma forma de produção tradicional, típica de um campesinato que vive da subsistência ou da agricultura familiar. O campesinato abrange o entendimento de uma estrutura de produção de base familiar que é dona dos meios de produção e é autônoma ou em parte na gestão da atividade agrícola.
LETRA B

20. A chuva orográfica é a chuva de relevo e ocorre quando o ar encontra uma barreira montanhosa e se eleva, condensando, formando nuvens e precipitando. Isso ocorre nas encostas de barlavento. Os outros problemas são gerados pelas cidades.
LETRA C