terça-feira, 12 de junho de 2012

ALGUMAS QUESTÕES SOBRE SANTA CATARINA NA ACAFE


01. O jornal “Diário Catarinense”, de 22/08/2002, alerta em reportagem que “El Niño está previsto no clima de Santa Catarina”.
O mapa abaixo, incluso na reportagem, ilustra esse fenômeno.
  
  
Sobre o mapa é possível concluir que:
A) A frente fria, proveniente do Sul do continente, indicada pelas setas, empurra El Niño para o Norte e Nordeste brasileiros, provocando cheias violentas em todo o Sertão nordestino.
B) O El Niño consiste no resfriamento das águas superficiais do Oceano Atlântico, entre a costa peruana e australiana, cujas conseqüências são sentidas através das chuvas no Sul do Brasil.
C) O resultado do comportamento térmico das águas superficiais no Oceano Pacífico não tem apresentado reflexos no clima catarinense e no de outros estados do Centro-Sul do Brasil.
D) A ocorrência de El Niño provoca o surgimento de uma espécie de barreira que bloqueia a passagem das frentes frias, responsáveis pelas chuvas no Estado de Santa Catarina.
E) As mudanças climáticas decorrentes da ação de El Niño ficam restritas ao Sul do Brasil, onde a prevenção, por parte dos órgãos públicos e da população, tem evitado o problema das enchentes.

O El Niño ocorre em razão do aquecimento superior à média das águas superficiais do Pacífico leste. Na situação normal (sem El Niño), os ventos tropicais sopram normalmente em direção oeste, empilhando as águas aquecidas no setor oeste do Pacífico, onde há forte movimento ascendente do ar. Já na situação com o El Nino acontece a inversão (enfraquecimento) dos alísios e as águas quentes se dirigem para a costa ocidental da América do Sul. Assim, a subsidência (ar mais seco descendente) está no setor oeste do Pacífico. Havendo inversão dos alísios, eles não empurram as águas aquecidas para oeste e induzem a diminuição da ressurgência. As principais consequências para o Brasil quando há o El Niño são mais chuvas no Sudeste e Sul (superávit hídrico) menos chuvas para as outras regiões, sendo que Nordeste as secas são intensificadas (maior déficit hídrico). Com o La Niña, ocorre o contrário, ou seja,  o resfriamento anômalo do Pacífico e a Intensificação dos alísios e da ressurgência na costa peruana, trazendo tempo seco para o Sudeste/Sul e mais chuvas para o Nordeste. Na figura, vemos que a barreira impede a passagem das frentes frias, que ficam estacionadas, descarregando sua umidade. Isso porque para o sul não penetram as frentes quentes, que também ficam estacionadas. Ora, o encontro de duas frentes é sempre uma área de instabilidade e provoca as chuvas frontais. LETRA D


02.Tempos depois, subindo o Itajaí e avistando o Stadtplatz de Blumenau, outros recém-chegados fizeram anotações sobre o que viram. Os índices populacionais apontam para a situação diversa da dos tempos iniciais. Dez anos depois da fundação, em 1860, a Colônia Blumenau contava com 947 moradores, distribuídos em 190 famílias, com 500 pessoas do sexo masculino e 447 do sexo feminino. Entre as construções particulares, havia 110, bem construídas e cobertas de telhas, algumas se sobressaindo pelo estilo.
Fonte: RENAUX, Maria Luíza. O outro lado da história: o papel da mulher no vale do Itajaí - 1850-1950. Blumenau: FURB, 1995.
Esse pequeno texto assinala a presença de imigrantes europeus no vale do Itajaí-Açu. Sobre a colonização europeia e as alterações subsequentes nessa região do território catarinense, é incorreto afirmar:  

A) A paisagem na área de Blumenau acumula formas construídas em diferentes períodos históricos, expressas pelas casas em enxaimel, pelo traçado urbano ao longo do rio e pela presença de um destacado setor têxtil.
B) Blumenau, a maior e a principal cidade de Santa Catarina, exerce influência em todo o estado catarinense e é responsável pela difusão do modelo ecológico e empresarial extrativista, o setor de maior destaque da sua economia.
C) A colonização europeia no vale do Itajaí-Açu caracterizou-se pela presença de pequenas propriedades policultoras que se diferenciavam de outras partes do Brasil, onde predominava a monocultura em grandes propriedades.
D) A cidade de Blumenau, devido à expansão e destaque da sua economia e ao contingente populacional, comanda a hierarquia urbana no vale do Itajaí-Açu, região de grande significado econômico no Estado catarinense.
E) As alterações provocadas pela intervenção humana na maior bacia hidrográfica da vertente do Atlântico, em Santa Catarina, contribuíram para agravar os efeitos das enchentes, muitas das quais ligadas ao efeito de El Niño.

Como é para marcar a incorreta, dá uma estudada nas outras. A maior é mais importante cidade catarinense é Joinville, polo industrial. Em Blumenau há um importante polo têxtil, além de indústrias mecânicas, metalúrgicas, elétricas e de informática. As principais atividades extrativistas vegetais estão no oeste, com destaque para a madeira e erva-mate. LETRA B

03. Identifique a região de Santa Catarina, destacada no mapa.

Fonte: Atlas Ambiental da Região de Joinville. Florianópolis: FATMA/GTZ, 2002.

Considerando a região destacada no mapa, assinale a alternativa incorreta.
A) A abertura da estrada Dona Francisca no final do século XIX, subindo a serra do Mar, propiciou a expansão da colonização em direção ao planalto Norte e favoreceu o comércio e o beneficiamento da erva-mate, dinamizando a economia regional.
B) A região em foco no mapa apresenta traços característicos de sua colonização luso-açoriana, predominantemente no litoral, e colonização alemã um pouco mais para o interior, sendo que a cidade de São Francisco do Sul constitui o primeiro núcleo de povoamento, fundado no século XVII.
C) A baía de Babitonga, formada entre o continente e a Ilha de São Francisco do Sul, apresenta sérios problemas de poluição decorrentes de esgotos domésticos, rejeitos e efluentes industriais, assim como uso indiscriminado de “defensivos agrícolas” e fertilizantes provenientes de áreas rurais.
D) A fundação da Colônia Dona Francisca em 1851, em terras de propriedade do Príncipe de Joinville e da Princesa Dona Francisca, deu origem à cidade de Joinville, principal centro urbano da região, além de maior polo industrial e colégio eleitoral do Estado.
E) O mapa destaca o litoral Norte de Santa Catarina, cuja formação sócio-espacial é marcada pelo domínio dos campos gerais que possibilitou o desenvolvimento de uma pecuária de exploração extensiva e o surgimento de agroindústrias.

Outra para marcar a incorreta, então já sabe o que fazer. O mapa mostra o extremo nordeste e o litoral norte de Santa Catarina, mais recortado e onde temos a planície litorânea, de formação no Quaternário da Era Cenozoica. Os Campos Gerais estão no planalto, no interior, para oeste da Serra Geral, co o desenvolvimento da pecuária e agroindústrias. LETRA E

04. “Sabemos que Santa Catarina é um estado que se destaca pela pluralidade cultural e geográfica. A população compõe-se por povos de origem portuguesa, alemã, italiana, austríaca, suíça, espanhola, africana, tupi-guarani, francesa, inglesa, norueguesa, russa, etc. Quanto ao espaço físico, há serra e mar, araucária, cerrado e mata atlântica, neve nas montanhas e balneários ensolarados à beira-mar...” FLORES, Maria Bernadete Ramos. Povoadores da fronteira: os casais açorianos rumo ao Sul do Brasil.
Florianópolis: Editora da UFSC, 2000.
Considerando o texto acima, assinale a alternativa incorreta
A) Na diversificada configuração do espaço físico catarinense destaca-se a mata Atlântica, que, apesar de bastante devastada, ainda cobre boa parte das terras do extremo-oeste do estado.
B) A ocorrência de neve está relacionada à ação da Frente Polar Atlântica, aliada às elevadas altitudes de municípios tais como São Joaquim, Urubici e Urupema, localizados no planalto.
C) A mata de Araucária corresponde à formação vegetal dominada pela “Araucária angustifolia”, conhecida vulgarmente como “pinheiro do Paraná”, que cobria originalmente grande parte do planalto catarinense.
D) No espaço físico catarinense destacam-se a serra do Mar e a serra Geral que formam um grande divisor de águas entre os rios que formam a vertente Atlântica e os pertencentes à vertente do Interior.
E) Em Santa Catarina, o litoral é habitado predominantemente por descendentes de açorianos, enquanto os vales fluviais foram colonizados sobretudo por imigrantes alemães e italianos.

Para variar, a incorreta. A Mata Atlântica em sua extensão para o sul, como de resto no Brasil devastada pelas ação antrópica, se estende pelo litoral e já como mata subtropical acompanha a divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina ao longo do rio Uruguai. No extremo oeste, temos a presença de campos. LETRA A

05. Com base no texto apresentado, nos conhecimentos sobre o tema e no mapa da região Sul, assinale a alternativa incorreta.
“(..) Depois, já no século XIX e início do século XX, a chegada de imigrantes europeus deu à região (Sul) algumas de suas características mais marcantes, que ainda hoje contribuem para diferenciá-la do restante do Brasil”.


A) A forma de ocupação desse espaço regional fica evidente na cultura, sobre tudo na alimentação, nas construções e nas festas populares como a Oktoberfest e a Fenarreco, dentre outras, e na organização do espaço agrário, que se diferencia do restante do país.
B) As áreas destacadas no mapa correspondem aos locais onde se instalaram italianos e alemães, letras A e B, respectivamente, responsáveis pelo cultivo de trigo e soja, em grandes propriedades, voltadas para o mercado externo.
C) Os colonizadores europeus introduziram a policultura e a criação em pequenas propriedades, gerando uma matriz cultural cujas raízes permanecem até hoje como traço marcante da região.
D) Os alemães foram os primeiros a chegar, estabelecendo-se em São Leopoldo,no Rio Grande do Sul, em 1824 e São Pedro de Alcântara, em Santa Catarina, em 1829, sendo que neste último estado destacaram-se pela colonização germânica as cidades de Joinville, Blumenau e Brusque.
E) Os italianos instalaram-se no planalto gaúcho, em Caxias do Sul, Garibaldi e Bento Gonçalves, onde dinamizaram a vitivinicultura e em Santa Catarina em Nova Veneza, Criciúma e Nova Trento, sendo esta última, um centro religioso de destaque no estado.

Bom, são questões perfeitas para se estudar Santa Catarina, não acham? A colonização, alemã e italiana, introduziu a pequena propriedade policultora voltada para atender demandas internas, assim como no Rio Grande do Sul. LETRA B

06. Com base nos elementos apresentados no mapa abaixo e nos conhecimentos sobre a realidade catarinense, assinale a alternativa incorreta. 


A) Tubarão, indicada pelo número 1, é importante cidade portuária do Sul do estado, situada nas margens do rio de mesmo nome, com origens ligadas à colonização alemã.
B) No Sul do estado de Santa Catarina, a extração carbonífera foi responsável pelo comprometimento das bacias hidrográficas que cortam a região.
C) A cidade de Florianópolis, indicada pelo número 3, além de centro político-administrativo, destaca-se como polo tecnológico, turístico e educacional.
D) A área hachurada no mapa corresponde à região carbonífera que tem como capital regional a cidade de Criciúma, assinalada pelo número 2.
E) O trecho da BR-101 representado no mapa atravessa a porção sul do litoral catarinense, onde o intenso tráfego de veículos de carga e de passageiros exige, com urgência, a sua duplicação.

Tubarão não é uma cidade portuária e a colonização foi portuguesa. O rio Tubarão, que passa pela cidade, era parte da importante ligação entre o planalto e Laguna, que fica um pouco mais ao norte, no litoral. Sua principal atividade econômica é o comércio. LETRA A
  
07. Observe a tabela abaixo e assinale a alternativa incorreta. 


A) Itapema, município cortado pela BR-101, é a terceira destinação turística de Santa Catarina e sua orla marítima vem passando por um vertiginoso processo de verticalização, provocado pelo crescimento turístico.
B) Balneário Camboriú, que é o maior polo de Santa Catarina, absorveu nos meses de janeiro e fevereiro de 2002 mais de 20% dos turistas que procuraram o litoral do Estado.
C) Florianópolis, localizada na parte central do litoral catarinense, é a segunda maior destinação turística do Estado, destacando-se pelas heranças da colonização açoriana e pelo rico patrimônio natural.
D) No litoral Sul de Santa Catarina, a praia de Garopaba ganha notoriedade como um dos melhores pontos do litoral brasileiro para a prática do surf e por abrigar as instalações da Mormaii, fabricante de roupas isotérmicas usadas pelos surfistas.
E) O fluxo de estrangeiros, em especial de argentinos, que chega ao litoral catarinense representa mais de 50% do total de turistas recebidos pelo Estado e não é afetado pelas oscilações da política cambial adotada pelo Brasil e pela Argentina.

Questões de interpretação de gráficos e tabelas são imperdíveis.  A variação cambial - que ora favorece o brasileiro comprar na Argentina (como ocorre no momento), ora favorece o argentino gastar mais por aqui, como em outras épocas – explica os fluxos turísticos e comerciais, entenda assim: quando a moeda local está valorizada, aumentam as importações e diminuem as exportações, podendo gerar déficits na balança comercial; quando a moeda está desvalorizada, os produtos internos ficam mais baratos no exterior, então se vende mais e se compra menos, levando a superávits comerciais. E vejam que o fluxo de estrangeiros não chega a 10% do total de turistas recebidos pelo estado. LETRA E

08. Todas as alternativas sobre Florianópolis apresentadas abaixo estão corretas, exceto:
A) A recente expansão urbana de Florianópolis está relacionada ao seu papel de centro político-administrativo e universitário e aos atrativos naturais que, sobretudo no verão, atraem um grande número de turistas.
B) A melhoria da qualidade de vida e a instalação de um vigoroso parque industrial vêm atraindo migrantes de outros estados para Florianópolis, cuja população triplicou no último decênio, tornando-se o município mais populoso do estado.
C) A maior parte da cidade de Florianópolis está situada na Ilha de Santa Catarina, onde o crescimento urbano vem provocando a ocupação de áreas de encostas de morros, de dunas e de mangues.
D) Apesar da expansão urbana horizontal e vertical, a capital do estado de Santa Catarina ainda guarda traços da colonização açoriana em sua configuração sócio-espacial.
E) Na hierarquia urbana catarinense, a cidade de Florianópolis é considerada uma capital regional, assim como Joinville, Blumenau e Lages, dentre outras.

Exceto, incorreta, que falta de criatividade! Joinville é o mais populoso e a base econômica de Florianópolis está no setor tecnológico, comércio, prestação de serviços e turismo, portanto, destaque para o setor terciário. Atividades industriais estão no continente no entorno da cidade, como em São José e Palhoça. LETRA B

09. Acerca da configuração do quadro regional catarinense, a alternativa correta é:
A) Um dos grandes problemas da exploração carbonífera refere-se à poluição ambiental, razão pela qual o setor entrou em decadência, propiciando o desenvolvimento da agricultura local.
B) Na área dos campos de Lages, além da produção de maçãs, voltada ao mercado interno, predomina a indústria têxtil, cuja produção destina-se à exportação.
C) As atividades industriais em Santa Catarina foram implantadas pelos imigrantes europeus que se instalaram no litoral no século XIX, dedicando-se à pesca.
D) A microrregião de Joinville apresenta um dos maiores parques industriais do estado, voltado especialmente ao setor metal-mecânico.
E) O extremo oeste catarinense destaca-se nacionalmente como área produtora de derivados do papel e da celulose, empregando mão-de-obra qualificada.

Aleluia! Marcar a correta. Então vamos ver o que há de errado nas outras. Acho que nenhuma dúvida para a correta. A mineração do carvão não está em decadência, por assim dizer. Continua sendo o maior produtor brasileiro e o carvão catarinense é utilizado após ser misturado com carvão importado. Já a economia de Lages se baseia na pecuária, agricultura e na indústria madeireira e sua cadeia produtiva (produções afins), alem de ser um polo comercial regional. Quanto à maçã, no estado, se destacam São Joaquim e Fraiburgo. Como já vimos, os imigrantes europeus se dedicaram à agricultura. A pesca, no litoral, se desenvolveu com os vicentinos e açorianos (portugueses). No extremo oeste se destaca a agropecuária. LETRA D

10. O espaço geográfico catarinense é bastante diversificado tanto pela natureza quanto pela presença humana.   
Em relação à natureza, Santa Catarina se apresenta:
A) em toda a sua extensão territorial comprometida com a preservação da cobertura vegetal, sobretudo a Mata Atlântica, uma formação pobre em biodiversidade, mas importante para a proteção do solo.
B) predominantemente com altitudes acima de 1.700m como as encontradas na Serra Geral, localizada no Planalto Norte, onde despontam os Morros da Boa Vista, da Bela Vista do Guizoni, da Igreja e o do Campo dos Padres.
C) totalmente localizada na zona temperada do globo e tem as Serras do Mar e Geral como grandes dispersores de águas, com destaque para o rio Itajaí-Açu, na vertente do Atlântico.
D) potencialmente rica para a produção de energia elétrica, principalmente nos rios da Vertente do Atlântico que percorrem regiões planálticas antes de desembocarem no oceano.
E) mais populosa e povoada no planalto, primeira região do estado a ser ocupada, consequência da facilidade proporcionada pela suavidade do relevo e fertilidade do solo.

Santa Catarina está ao sul do Trópico de Capricórnio e ao norte do Círculo Polar Antártico, portanto, na zona temperada sul. Entretanto, em razão da proximidade do trópico, apresenta um clima subtropical úmido, sendo a altitude um fator climático importante. A Mata Atlântica é rica na sua biodiversidade. As maiores altitudes no estado estão nas serras Geral, para o litoral, Irani e Espigão, no centro-norte. Ou seja, são poucos os lugares no estado com altitudes superiores a 1.200 metros. Os principais rios que podem ser aproveitados para produzir energia estão no interior, a partir da Serra Geral para o oeste. Na vertente do Atlântico há o escarpamento e a planície, não se prestando, assim, os rios para a produção de energia. Os primeiros espaços ocupados foram no litoral e é nessa faixa que se concentra a população. LETRA C

 GABARITO

01. D  02.B   03.E    04.A    05.B   06.A    07.E    08.B   09.D   10.C

Nenhum comentário:

Postar um comentário