sábado, 14 de dezembro de 2013

SÉRIE DICAS PARA O VESTIBULAR

Dica 10
O P5+1 é um grupo de países que em 2006 juntaram esforços diplomáticos para negociações sobre o programa nuclear do Irã. O termo refere-se aos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha, ou seja, China, Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e Alemanha. O P5+1 é às vezes referido como E3+3 ou UE3+3, por referência aos três países da União Europeia aí representados.

Dica 11
Ao contrário do petróleo, o carvão não tem origem marinha. Quando de sua formação, há quase participação exclusiva de vegetais superiores, predominando a celulose. O carvão se forma a partir da decomposição de restos vegetais que sofrerão um processo de solidificação em ambientes de pouca oxigenação, o que limita a ação de bactérias aeróbicas.

O maior produtor mundial é a China e é também maior emissora de Gases de Efeito Estufa.

No Brasil, a maior produção está em Santa catarina e as maiores reservas no Rio Grande do Sul, em terrenos sedimentares antigos. O carvão é de baixa qualidade, apresentando alto teor de cinzas na sua queima e deve ser misturado com carvão estrangeiro para melhor aproveitamento em usinas siderúrgicas. É muito utilizado em caldeiras industriais e usinas termoelétricas.

Dica 12

A Comunidade dos Estados Independentes (CEI), que sucedeu a ex-URSS, é formada por 10 países (a Georgia que entrou depois já saiu, o Turcomenistão é membro associado, a Ucrânia participa, mas não é membro oficial e os três países bálticos, Letônia, Estônia e Lituânia nunca integraram a CEI). A Rússia é o país dominante. A CEI é resultante da antiga interdependência entre as antigas repúblicas soviéticas e estabelece hoje uma relação de complementaridade ou cooperação econômica entre Estados soberanos com sedes em Minsk (Belarus). Há uma centralização das forças armadas e o rublo russo é a moeda comum, apesar das tentativas de instituição de moedas locais, o que leva à existência de duas moedas em alguns dos países-membros. Os principais problemas são a questão armamentista, herança da ex-URSS (não há consenso quanto ao controle das armas), conflitos separatistas (como na Chechênia, muçulmana, no Cáucaso, sul da Rússia), a questão da dívida soviética (como dividi-la), crescimento econômico desigual e protestos em países contra a ingerência russa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário